A ética do mercado

Detesto gerúndismos, mas… está sendo o escândalo da semana a repercussão da reportagem apresentada pelo Fantástico no último domingo, 18. Muitos ficaram espantados. Empresários recebendo milhões e milhões de órgãos do governo para não prestarem o devido serviço. O famoso superfaturamento. O dinheiro da saúde tem se tornado o dinheiro da morte. O que mais assombra é o espanto das pessoas. Um país rico como o Brasil, que não tem saúde, educação e afins só se explica por uma coisa: corrupção.

Parece que a corrupção está, infelizmente, impregnada tal qual nódoa em roupa nova. Não é novidade nenhuma os desvios de verbas no meio público. Não devíamos nos espantar, não devíamos nos assustar. Deveríamos era não ter nos acostumado com essa calamitosa e vergonhosa situação. Deveríamos estar sempre atentos e revoltados com esses sanguessugas que tiram todo dia, incansavelmente, o direito dos brasileiros crescerem junto ao país.

“Essa é a ética do mercado”, foi o que disse a gerente da Rufolo, Renata Cavas, flagrada na reportagem global. Dá pra se imaginar a vergonha dos grandes pensadores ao verem onde foi parar a palavra ética, a lama onde ela foi jogada e pisoteada (junto com tantas outras coisas que não caberiam aqui). Vergonha é o que se sente ao ver a nossa vida sendo morta pela ganância.

Enquanto o país se prepara para a Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, a saúde segue em queda livre. Os gastos com cartão corporativo no governo federal continuam, a barganha política, a troca de cargos por apoio no congresso é amplamente divulgada, sem nenhum constrangimento.

O país inteiro fica chocado quando esses escândalos são mostrados. O grande problema é que o choque passa rápido. Em poucos dias a poeira abaixa, surge uma nova notícia e a mídia sensacionalista se encarrega de varrer os restos de revolta para debaixo do tapete de um verdadeiro “reality show”.

About Só para Raros!

Comunicóloga graduada pela PUC Minas, Jornalista e blogueira.

Posted on 23 de Março de 2012, in Uncategorized and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: